
Empresários apresentaram, nesta sexta-feira, 27, o projeto de construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana a integrantes do governo da Bahia. A proposta foi discutida durante reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e já está em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após ter sido encaminhada ao Ministério dos Transportes. O plano é de responsabilidade da empresa TIC Bahia.
De acordo com o assessor especial da Secretaria de Planejamento (Seplan) e coordenador do GTI, Antônio Alberto Valença, o projeto vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, com participação direta do governo estadual. Inicialmente pensado apenas para o transporte de passageiros, o modelo foi ampliado para incluir também cargas, o que, segundo Valença, eleva o potencial logístico e econômico da iniciativa.
“Estamos falando de um eixo com grande capacidade de atrair novos investimentos e dinamizar a economia. O projeto tem sido bem avaliado pelo Ministério dos Transportes justamente por reunir atributos técnicos e econômicos”, destacou.
Alta velocidade e investimento bilionário
Conforme antecipado pelo Portal A TARDE, o plano prevê uma redução significativa no tempo de deslocamento entre as duas cidades: de 1h11 para apenas 35 minutos. A estimativa é de que a ferrovia atenda até 85 mil passageiros por dia. O investimento necessário gira em torno de R$ 6,8 bilhões.
A linha terá extensão de 98 quilômetros e será operada por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h. Já os vagões de carga poderão alcançar até 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos rumo aos portos da Baía de Todos-os-Santos.
A infraestrutura contará com bitola larga (1.600 mm), eletrificação em 25kV e sistema de controle europeu ETCS Nível 2, que garante mais segurança e eficiência, compatível com os principais corredores ferroviários do país.