sexta-feira | 16.05 | 10:20 AM

Quem pode concorrer a uma licitação? Especialista esclarece os mitos e verdades sobre o processo público

O especialista lembra que muitas pessoas têm receio de entrar no processo porque acreditam que apenas quem tem influência ganha a licitação, mas ele garante que o processo é prático e transparente.

0Comentário(s)

Quando se fala em licitação, logo se pensa apenas em grandes empresas participando desse processo. O que nem todo mundo sabe é que pequenos empreendedores também podem entrar nessa disputa. Mas antes de explicar esses detalhes, é preciso saber: o que é, de fato, uma licitação?

Segundo o Governo Federal, a licitação é um processo em que a administração pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a administração pública pode comprar e vender. Após entender um pouco mais o que é uma licitação, o interessado precisa compreender como funciona, o que fazer e se pode participar. Para compreender melhor todas essas etapas, Geraldo Junior, especialista em processos licitatórios com mais de 10 anos de experiência, explica os mitos e verdades dessa atividade.

Segundo Geraldo, qualquer pessoa com CNPJ ativo pode concorrer, mas alguns passos fazem a diferença para obter sucesso.

“Quem se destaca nesse mercado, é quem tem mais conhecimento. As pessoas acreditam que é só diminuir o preço, mas não é assim. Na maioria das vezes, quem ganha no preço não ganha no processo e acaba desclassificado ou inabilitado. Já aquelas empresas que sabem jogar o jogo acabam levando bons contratos, com boas margens de lucros. Para isso é necessário definir o nicho, compreender a sua atuação e ter conhecimento profundo de todo o processo”, destacou.

O especialista lembra que muitas pessoas têm receio de entrar no processo porque acreditam que apenas quem tem influência ganha a licitação, mas ele garante que o processo é prático e transparente.

“As licitações hoje em dia, em sua maioria, são todas online, o que facilita a transparência e fiscalização e você pode participar de qualquer lugar do Brasil. Todos os dias acontecem aproximadamente 4000 pregões e se vocês não estão aproveitando, estão perdendo dinheiro”, ressaltou.

Ainda segundo Geraldo, as áreas mais propensas a fecharem contratos são as de material de escritório e papelaria, equipamentos de informática, material de limpeza e conservação, alimentação e alimentos não perecíveis, materiais de construção e manutenção predial. Porém, seja qual for o setor de serviço, todos precisam entender como funciona o passo a passo da licitação. Confira quais procedimentos devem ser seguidos:

  • Escolha um nicho de atuação;
  • Abra um CNPJ pela internet que pode ser até um MEI (Microempreendedor Individual);
  • Organize a sua documentação;
  • Faça o seu cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, o SICAF (que é banco de dados oficial do Governo Federal, que reúne as informações das empresas que desejam participar de licitações públicas;
  • Filtre Editais Específicos para o seu nicho e em sua região;
  • Cadastre sua proposta e oferte o seu lance;
  • Assine o seu contrato.