O SAC Móvel está realizando uma ação especial para os povos indígenas da Bahia durante o Acampamento Terra Livre (ATL), instalado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Até sexta-feira (7), a unidade móvel oferece a emissão gratuita da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para indígenas de 50 municípios baianos, com atendimento por ordem de chegada, das 7h30 às 17h. Ao todo, foram disponibilizadas 950 senhas para garantir o atendimento ao público presente no evento.
No primeiro dia de atividades, lideranças indígenas já aproveitaram a iniciativa. Entre elas, o Cacique Fumaça, da Aldeia Serrana do Ouro, em Itaju do Colônia, que celebrou a obtenção do novo documento. “Agradecer ao pai Tupã pela oportunidade de fazer esse documento, graças ao movimento ATL aqui em Salvador. Estou muito feliz por conseguir essa carteira de identidade”, afirmou. Além da CIN, o SAC Móvel disponibiliza serviços como emissão de antecedentes criminais, atendimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres e serviços da Ouvidoria Geral do Estado.
Em seguida, a CIN passa a utilizar o CPF como número único de identificação. Além disso, permite incluir dados como CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, condições de saúde e nome social. O documento também possui QR Code de autenticação e versão digital disponível no aplicativo GOV.BR em até três dias após a impressão. A ação leva a coordenação pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Portanto, reforçando o compromisso do Estado em garantir cidadania às comunidades indígenas.
Foto: Ascom/Saeb


Respostas de 2