Salvador recebe cerca de 119 mil turistas durante o feriadão do Dia Nacional da Consciência Negra, com movimentação iniciada desde o feriado (20) e que segue até domingo. A taxa de ocupação hoteleira já atinge 73%, reflexo direto da estratégia da prefeitura. A ação fortalece o penúltimo mês do ano com o Novembro Salvador Capital Afro, que reúne mais de 50 ações culturais, artísticas e formativas. Assim, a programação celebra a identidade afro-brasileira, fomenta o turismo e gera impacto positivo na economia. Portanto, com expectativa de receita de R$ 202,7 milhões, segundo o Observatório do Turismo da Secult.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância da iniciativa para colocar novembro no calendário de alta estação ara os turistas. “Estamos atraindo visitantes, gerando emprego e renda e fortalecendo uma pauta essencial para a cidade: a valorização da Consciência Negra”, afirmou. A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou o simbolismo do evento, que reafirma a ancestralidade e a força cultural que fazem de Salvador a capital mais negra fora da África.
As ações continuam ao longo do mês, com atividades que promovem afroturismo, economia criativa e empreendedorismo negro. A secretária da Semur, Isaura Genoveva, destacou o caráter reflexivo da programação frente aos desafios do combate ao racismo. Já a assessora-chefe do Gabinete Salvador Capital Afro, Ivete Sacramento, ressaltou que o programa fortalece identidade e pertencimento. Portanto, culminando no dia 20 como marco simbólico da resistência afro-baiana.
Foto: Diana Carval/Divulgação

