Salvador segue consolidada como um dos principais destinos turísticos do Brasil e apresentou crescimento de 5% na taxa média de ocupação hoteleira, fluxo e receita turística entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Atualmente, os dados vieram do Observatório do Turismo, que apontam um desempenho consistente do setor e a retomada acelerada das atividades turísticas na capital baiana.
Assim, os equipamentos culturais da cidade também registraram aumento na visitação, com destaque para os museus Pierre Verger, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia e Memorial 2 de Julho. Dessa forma, este último teve alta acumulada de 12%, refletindo o crescente interesse do público pela história e identidade cultural de Salvador. Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os resultados são fruto de políticas estruturantes. “Os investimentos em inteligência turística, tecnologia e promoção do destino estão garantindo crescimento sustentável e fortalecendo a economia criativa”, destacou.
Dessa maneira, com taxas de ocupação acima de 60% em diversos meses de 2025, o setor hoteleiro se beneficia da ampliação da malha aérea. Além dela, há a requalificação urbana e da diversificação da oferta turística. Portanto, a expectativa é de um fim de ano aquecido, impulsionado pelo Salvador Capital Afro, evento que celebra a cultura afro-brasileira e atrai milhares de visitantes. “Salvador caminha para encerrar 2025 com novos recordes de visitação e receita turística”, concluiu, ainda, Ana Paula.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS