quinta-feira | 08.05 | 7:20 AM

SALVADOR: Volume de chuva começa a diminuir após dias de temporal

A população é orientada a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco

0Comentário(s)

Após uma sequência de dias com chuvas intensas em Salvador que vêm provocando grandes acumulados de água em diversos pontos da cidade, recente boletim do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil – Codesal, divulgado na manhã desta quarta-feira (7), indica que algumas localidades já superaram os 200 mm de chuva acumulada nas últimas 96 horas.

O bairro do Barro Duro ainda lidera o ranking de precipitação com 205,6 mm acumulados em quatro dias, seguido por Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 178,2 mm, e Coutos, com 162,5 mm. No acumulado do mês, Barro Duro também aparece no topo, com 394 mm, bem acima da média histórica de maio, que é de 302,2 mm, segundo a Codesal.

Outros bairros como Ondina, Brotas, Engomadeira e o Nordeste de Amaralina também registraram altos volumes de chuva, muitos ultrapassando os 100 mm em menos de três dias. Em apenas 24 horas, por exemplo, a região de Federação recebeu 61,8 mm de chuva, enquanto Ondina acumulou 61,2 mm.

Referente às últimas 6 horas, com base nos dados do último boletim, o volume de chuvas tem diminuído em Salvador, quando comparado aos acumulados anteriores (12h, 24h, 48h e 72h). No período mais recente, os maiores volumes ficaram entre 4,6 mm e 6,8 mm, registrados em bairros como Paripe (6,8 mm), Fazenda Coutos (6,6 mm), Mirante de Periperi (6,2 mm) e Nova Constituinte (6,0 mm), números significativamente menores que os registrados, por exemplo, nas últimas 24h.

A Defesa Civil segue em estado de atenção, acompanhando os impactos da chuva, que já causou pontos de alagamento, deslizamentos de terra e transtornos no trânsito em diversos bairros da capital baiana. A população é orientada a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco, mesmo com volumes menores de chuva, já que o solo ainda está encharcado.

A Codesal reforça que os cidadãos devem acionar os serviços de emergência pelo telefone 199 em caso de necessidade.