Salvador enfrenta um intenso temporal que, em apenas 24 horas, já superou o volume de chuva esperado para todo o mês de outubro. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a média histórica para o mês é de 91 milímetros, mas o acumulado na região da Boca da Mata atingiu 122 mm.
Consequências e alerta máximo
A forte precipitação, acompanhada por rajadas de vento, causou diversos transtornos na capital baiana, incluindo desabamentos. Assim, também aconteceram ocorrências de infiltração, forte ventania e queda de árvores. Um muro desabou no bairro de Santa Cruz, e um semáforo foi derrubado na Barra.
Houve também a interdição das travessias. O mau tempo levou à interrupção parcial das travessias marítimas, como a do ferry boat e de embarcações que atuam de maneira turística e comercial na Baía-de-Todos-os-Santos.
Dessa forma, a Codesal mantém o alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de encosta.
Previsão do tempo
A Defesa Civil prevê que o tempo permaneça instável, com 90% de chance de chuva até a próxima quinta-feira (23/10). Em caso de emergência pelo temporal, a população deve acionar a Codesal pelo telefone 199.
Foto: José Simões/Ag. A TARDE



