O turismo na Bahia segue em ritmo de crescimento e se consolida como um dos principais motores da economia estadual. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), o volume das atividades turísticas cresceu 9,7% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho coloca o estado na quarta posição entre as unidades federativas, superando a média nacional, que foi de 7,3%.
Em seguida, o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado na terça-feira (21) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), destaca ainda o avanço de 5,4% no fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista. No sistema ferry-boat, o número de veículos transportados cresceu 18,6%, e o de passageiros aumentou 13%, na comparação com o mesmo trimestre de 2024.
Assim, a arrecadação de ICMS das atividades turísticas superou R$ 1,3 bilhão, representando alta nominal de 13,2%, impulsionada especialmente pelos setores de alimentação e transporte. Dessa forma, o setor também registrou saldo positivo de 701 novos empregos formais, segundo o Caged. Os investimentos públicos e privados nos festejos juninos foram determinantes para o bom desempenho. Portanto, a expectativa para o terceiro trimestre é de aceleração do setor, com grandes eventos previstos em todo o estado.
Foto: divulgação/Internacional Travessias



