O verão ainda nem começou oficialmente, mas a Bahia já se prepara para uma temporada marcada por calor intenso e chuvas fortes. Segundo projeções do Climatempo, os termômetros devem alcançar até 38°C, com sensação térmica superior a 40°C em várias regiões do estado, especialmente nas mais quentes, já a partir de dezembro. As altas temperaturas favorecem a formação de nuvens carregadas, resultando nas famosas
chuvas de verão, com raios e ventos fortes no fim da tarde.
A tendência, segundo os meteorologistas, é de que a partir da segunda quinzena de janeiro as chuvas se tornem mais frequentes e duradouras, embora o calor continue predominando. Essa combinação de calor e umidade reforça o cenário de um verão tipicamente baiano: quente, abafado e com possibilidade de temporais isolados.
Para lidar com os desafios climáticos, a Neoenergia Coelba investiu R$ 4,7 bilhões entre 2024 e 2025 em infraestrutura elétrica. Entre as inovações, estão baterias de armazenamento de energia e 359 antenas Starlink, que garantem comunicação eficiente mesmo sob forte chuva. “Nosso objetivo é garantir qualidade no fornecimento, mesmo diante das adversidades climáticas”, afirmou Thiago Martins, superintendente Técnico da distribuidora.
Foto: reprodução