quinta-feira | 28.03 | 6:40 AM

Compostagem doméstica contribui para redução de impactos ambientais

A compostagem aliada à reciclagem pode reduzir em até 90% a geração de resíduos domésticos, reduzindo os impactos ambientais.

0Comentário(s)

Já passou da hora para a adoção de medidas urgentes que reduzam os impactos ambientais. Essa é uma pauta que faz parte da agenda de inúmeras instituições, entidades e grandes empresas, mas deve também ser um compromisso assumido individualmente. A compostagem doméstica, por exemplo, é um gesto simples que pode contribuir com esse objetivo global.

A compostagem consiste em um processo biológico por meio do qual microorganismos transformam matéria orgânica em adubo. À primeira vista, pode parecer estranho realizar esse processo em ambientes urbanos, sobretudo para quem vive em apartamentos. Mas é totalmente viável realizar a compostagem em casa.

O primeiro passo é adquirir (ou montar por conta própria) uma composteira. Esse é o local onde o material orgânico será armazenado durante um período médio de 30 dias. Depois, esse material, com o trabalho dos microorganismos, se transforma em adubo, que pode ser destinado a jarros de plantas, jardins e outros espaços que demandem a substância.

O material orgânico que pode ser compostado inclui cascas de ovo, frutas, restos de pó de café, entre outros que, geralmente, são descartados junto com outros materiais que poderiam ser reciclados.

Esse gesto simples contribui para a redução de resíduos orgânicos domésticos. A estimativa é que cada ser humano produza 1,1 kg de lixo por dia. Desse total, 50% é matéria orgânica e até 40% pode ser reciclado.