A contaminação que foi registrada na praia de São Tomé de Paripe, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi oficialmente reconhecida como situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (23).
Esse reconhecimento considera o caso como decorrente por conta do derramamento de substâncias químicas em ambiente marinho, lacustre e fluvial, conforme previsto no decreto municipal que já havia declarado emergência em Salvador no início do mês de junho.
Com essa medida, a Prefeitura vai passar a ter acesso a recursos federais destinados ao enfrentamento da situação e à adoção de ações de contenção e mitigação dos impactos ambientais.
O decreto municipal que embasou a decisão do órgão apontou que a contaminação está relacionada a atividades industriais na região, com investigação conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os relatórios técnicos também identificaram a presença de metais pesados em organismos marinhos coletados na área.
O reconhecimento federal reforça o cenário de alerta ambiental na região e permite que aconteçam articulações de medidas entre os governos municipal e federal para resposta ao caso.
Foto: Jocivaldo Nascimento

