sexta-feira | 26.04 | 6:43 PM

Nova Lapa vai implantar processo de compostagem para reduzir geração de resíduos

Na próxima quinta-feira (28) às 15h, uma palestra será ministrada na estação pela empresária Joana Kalid que vai levar informações aos colaboradores da Nova Lapa sobre o processo.

0Comentário(s)

A Concessionária Nova Lapa, que administra a Estação da Lapa, vai iniciar a implantação do processo de compostagem com o objetivo de reduzir a geração de resíduos.

No local, será instalada uma composteira que consiste em um compartimento onde o material orgânico é depositado. O equipamento é fornecido pela Compostar, empresa na qual Joana Kalid está à frente. O empreendimento comercializa soluções ambientais para residências e empreendimentos comerciais, com a venda e instalação de kits de compostagem.

A compostagem é um processo biológico que por meio de microorganismos transformam matéria orgânica em adubo. O material orgânico que pode ser compostado inclui cascas de ovo, frutas, restos de pó de café, entre outros que geralmente, são descartados junto com outros materiais que poderiam ser reciclados.

Esse gesto simples contribui para a redução de resíduos orgânicos. A estimativa é que cada ser humano produza 1,1 kg de lixo por dia. Desse total, 50% é matéria orgânica e até 40% pode ser reciclado. A compostagem aliada à reciclagem pode reduzir em até 90% a geração de resíduos, reduzindo os impactos ambientais.