domingo | 28.04 | 7:42 AM

Poda de árvores previne acidentes no período chuvoso

Poda de árvores previne acidentes no período chuvoso

0Comentário(s)

Com o objetivo de prevenir quedas de árvores e possíveis acidentes provocados pela chuva, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) tem realizado, diariamente, serviço de poda na cidade. A ação, que integra as medidas preventivas da Operação Chuva, foi realizada, nesta quinta-feira (18), em diversos pontos da capital baiana. Este ano, aproximadamente sete mil unidades, entre árvores e palmáceas, foram podadas em Salvador, após avaliação das equipes.

Na Rua da Graviola, no Caminho das Árvores, uma árvore com galhos grandes recebeu os serviços de manutenção. Com risco de cair, a árvore também estava atrapalhando o acesso dos veículos às garagens dos prédios, localizados no logradouro.

Porteiro de condomínio há quase três décadas, Carlos Antônio Bastos, 59 anos, destacou a necessidade da poda. “Às vezes precisava sair da guarita e segurar os galhos para os carros entrarem. Com certeza vai melhorar a mobilidade, evitar acidentes e garantir que a rua fique mais clara e iluminada”, afirmou. O serviço envolveu dez agentes e contou com o suporte de motosserras e um caminhão.

O coordenador do serviço, Adilson de Jesus, explica que todo vegetal podado passa por avaliação de uma equipe técnica especializada. Os serviços de poda contemplam retirada de galhos com potencial de queda, diminuição da copa e sobrepeso gerado pelas chuvas, além da limpeza de palmáceas e supressão de vegetais, que apresentam risco de queda iminente.

Operação Chuva – Durante o período da Operação Chuva, a pasta mantém atuação integral na realização dos serviços, contando com o reforço contingencial do efetivo e equipe escalada em plantões noturnos e aos finais de semana, em regime 24 horas.

Essas equipes são direcionadas para as demandas emergenciais geradas pelas chuvas. As podas de árvores podem ser solicitadas através do Fala Salvador, no telefone 156. De janeiro a maio deste ano, 1.227 solicitações de podas foram solicitadas, destas 1.143 estão em andamento. Já as ocorrências relacionadas às chuvas podem ser comunicadas, através do número gratuito 199.

Fonte: Secom / Prefeitura de Salvador

Fotos: Bruno Concha/Secom