O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, nesta segunda-feira (8), ao lado do senador Jaques Wagner e de secretários estaduais, o evento de lançamento da pedra fundamental do projeto Serra Dourada, da empresa Isa Energia Brasil, que ampliará o acesso de 20 municípios da Bahia às energias solar e eólica até 2029. A cerimônia, realizada no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico de Salvador, apresentou o projeto, que prevê a construção de cinco linhas de transmissão aérea em 500 kV, com 1.097 quilômetros de extensão, que vão alcançar cidades do Oeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais.
“Estou muito feliz, já são 1.500 pessoas trabalhando nesse empreendimento, 20 municípios da Bahia serão contemplados e queria reforçar que essa é uma agenda estruturante. O Brasil enfrenta uma série de problemas hoje em relação à questão dos cortes na geração. Então, os linhões servem para isso. Teremos essas linhas de transmissão tirando a energia da fonte e levando para os lugares que mais precisam”, disse o chefe do executivo baiano, que acrescentou que a Bahia é líder em energias renováveis no país.
Serão 23 municípios — 20 deles baianos e 3 mineiros — beneficiados com acesso às energias renováveis. Ainda está prevista a construção de três novas subestações de energia em Campo Formoso II, Barra II e Correntina. Portanto, com projeção de aliviar o carregamento na rede já existente e fortalecer a interligação entre os sistemas Nordeste e Sudeste. Assim, segundo o diretor-presidente da Isa Energia Brasil, Rui Chammas, o país tem grandes geradores, parques eólicos e solares. Porém, ele ressalta, a transmissão é fundamental para fazer a grande conexão entre as redes e a residência das pessoas.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

