sábado | 27.04 | 10:07 AM

Salvador recebe prêmio global na China por ações de desenvolvimento sustentável

0Comentário(s)

A capital baiana foi uma das cinco cidades no mundo ganhadoras do Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades (Shangai Award), iniciativa liderada pela ONU-Habitat e pelo município de Shangai, na China. O anúncio foi realizado no último sábado (28) e a iniciativa visa reconhecer o progresso e as conquistas de cidades e municípios em todo o mundo em sustentabilidade urbana e desenvolvimento das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), dentro da implementação da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, tendo como tema “Construir um futuro urbano sustentável para todos”.

 

Na ocasião, a Prefeitura apresentou iniciativas como o Plano de Ação Climática, o Novo Mané Dendê, o Salvador Capital Afro, a Estratégia de Resiliência, a revitalização do Centro Histórico, o Plano de Mobilidade (PlanMob), o Morar Melhor, o Treinar para Empregar e o Mulher Salvador, dentre outras estratégias. “Nos últimos anos, Salvador tem se destacado cada vez mais no âmbito internacional pelas ações realizadas na área de desenvolvimento sustentável. Vamos continuar trabalhando para a cidade se tornar uma referência mundial nesse quesito, com o objetivo principal de proporcionar melhores condições de vida aos nossos cidadãos”, declarou o prefeito Bruno Reis.

 

A candidatura da capital baiana foi feita pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI), coordenado por João Victor Queiroz, vinculado ao Gabinete da Vice-Prefeitura (GABVP). “Mais do que um prêmio, é um reconhecimento de uma gestão que usa a tecnologia social e se torna exemplo para o mundo. Ganha também o cidadão de Salvador, que passa a ter projetos para a cidade reconhecidos pela ONU como exemplos de desenvolvimento sustentável e transformador de vidas, que é o nosso grande propósito”, salientou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

 

Demais prêmios e reconhecimentos – Somente neste ano de 2023, outras iniciativas da Prefeitura de Salvador também foram premiadas e reconhecidas internacionalmente. Neste mês de outubro, a Cidade da Música da Bahia foi a vencedora do prêmio internacional “Music Cities Awards”, na categoria “Best Music Tourism Iniciative”, melhor iniciativa de turismo musical, em tradução livre, em cerimônia ocorrida em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos. Na ocasião, o equipamento cultural da Prefeitura de Salvador foi descrito como um espaço de “imersão na rica história e produção musical de Salvador”. O “Music Cities Awards” tem o objetivo de reconhecer e premiar aplicações musicais de destaque no âmbito econômico, social e de desenvolvimento cultural em cidades do mundo.

 

Em março, o programa Marias da Construção foi premiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na categoria Grandes Cidades, durante o III Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Buenos Aires, na Argentina. O prêmio é entregue pelo Centro Internacional para o Avanço dos Direitos Humanos (CIPDH) e reconhece políticas públicas inclusivas e sustentáveis em países da América Latina e do Caribe. Conduzido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com o Senai, o Marias da Construção promove cursos gratuitos de formação profissional para que mulheres possam ingressar na construção civil.

 

Em setembro passado, o Programa Saúde nos Bairros, criado em abril deste ano pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou reconhecimento e destaque internacional por meio do Prêmio Guangzhou de Inovação Urbana, na China. A ação ficou entre as 45 iniciativas exemplares mais inovadoras em todo o mundo, dentre 274 inscritos de 193 cidades e regiões, oriundas de 54 países.

 

Fonte: SECOM