domingo | 09.11 | 7:49 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

iPhone 15 terá modem 5G da Qualcomm, mas Apple deve fazer chip próprio no futuro

A Apple deverá continuar dependendo da Qualcomm para os modems de conectividade 5G no iPhone 15,

0Comentário(s)

A Apple deverá continuar dependendo da Qualcomm para os modems de conectividade 5G no iPhone 15, assim como já acontece nos modelos atuais. Porém, a marca planeja trazer componentes próprios para os aparelhos posteriores, de acordo com o portal DigiTimes.

Foi dito que a TSMC fabricará os chips utilizados para os futuros modems 5G da Qualcomm. Como o iPhone 14 trouxe o Snapdragon X65, é bastante provável que a geração seguinte já traga o X70 mais atualizado.

Publicidade

Como a empresa de Taiwan está produzindo wafers de 4 nm para uma grande variedade de clientes — incluindo a Qualcomm —, é esperado que o X70 mantenha uma alta eficiência energética nos iPhones.

O componente já foi apresentado oficialmente no início de 2022, durante a Mobile World Congress (MWC). De acordo com informações oficiais da marca, ele é capaz de oferecer 60% de redução no consumo de energia, enquanto mantém uma largura de banda mais alta, latência mais baixa e maior qualidade de sinal.

Na prática, isso significa que o iPhone 15 deverá trazer maior duração de bateria, e melhor sinal de rede em áreas menos favoráveis. Porém, estas características só poderão ser atestadas com o lançamento do aparelho, que não deve ocorrer antes de setembro.

Modem 5G da Apple não deve chegar tão cedo

iPhone 14 deve manter plataforma da Qualcomm para conectividade 5G (Imagem: Divulgação/Apple)

Estima-se que o modem de conectividade 5G da Apple não deve sair antes de 2025. E, mesmo assim, ele deve ter diversas tecnologias vindas da própria Qualcomm — afinal, o nível de complexidade para o desenvolvimento de soluções do tipo é considerado bastante alto.

Portanto, a relação entre as duas marcas ainda deve permanecer ativa por vários anos. É um panorama diferente do que aconteceu com a Intel após o lançamento das plataformas da série M para notebooks e tablets, por exemplo.

Foto:Bruno Salutes/Unsplash

Canal Tech

Publicidade