2022 está chegando ao fim, e diversos smartphones foram revelados pelas mais variadas marcas. Dispositivos de entrada e intermediários, aparelhos premium e dobráveis foram alvo de muitas apresentações. No fim, foram muitas as opções oferecidas ao consumidor.
Rastreamos os lançamentos das principais marcas do mercado global e contamos mais de 300 lançamentos neste ano. Mas qual foi a marca que mais lançou celular em 2022?
Xiaomi trouxe mais que o dobro de novos smartphones que a Samsung
No fim, o ponto positivo é as pessoas serem as maiores beneficiadas, já que têm uma grande variedade para escolher. Porém, aquela que se superou mesmo foi a Xiaomi, apresentando incríveis 64 novos celulares no mercado, já desconsiderando variantes que possuem poucas mudanças – é o caso do Redmi Note 11 Pro Plus 5G chinês e o Redmi Note 11 Pro Plus 5G vendido na Índia, que tem o mesmo nome, mas tem diferenças mínimas.
A maioria desses modelos da gigante chinesa fazem parte da série Redmi, incluindo até mesmo duas gerações de uma mesma família: é o caso dos Redmi K50 e Redmi K60.
/i669086.png)
Inclusive, os Redmi K60 foram os mais recentes deles, com foco em qualidade de tela, performance e preço competitivo. O Redmi K60 Pro, por exemplo, abandona o painel com resolução Full HD+, e conta com uma tela AMOLED de 6,7 polegadas com resolução 1440p (3.200×1.440 pixels), 10 bit, suporte a taxa de atualização de 120 Hz.
Além disso, traz o novo Snapdragon 8 Gen 2, memória RAM de 8 GB até 16 GB, e versões que vão de 128 GB a 512 GB de armazenamento – desse modo oferta potência de sobra e opções de memória para o consumidor escolher.
/i670658.png)
Dentro do seu portfólio, a Xiaomi tem modelos com características bastante interessantes, como suporte a carregamento rápido de 210 W, presente no Redmi Note 12 Explorer.
Samsung traz menos opções, mas é forte no mercado
A gigante sul-coreana ainda é uma das mais fortes no mercado, optando por trazer 25 novos celulares. Ela tem grande expressão entre os aparelhos de entrada e intermediários, mas também tem opções topo de linha que se destacam muito. O Galaxy Z Fold 4 é o celular da Samsung mais caro ofertado atualmente, servindo como um upgrade do Galaxy Z Fold 3, sem mudanças expressivas.
/i627274.jpeg)
No começo do ano, porém, a Samsung trouxe a série Galaxy S22, liderada pelo Galaxy S22 Ultra. Um dos pontos mais chamativos dele é o suporte à caneta S Pen, que agora pode ser guardada diretamente em seu corpo – essa é uma característica herdada da finada família Galaxy Note, com muitas pessoas dizendo que ele é um Galaxy Note intruso nos Galaxy S.
/i569951.jpeg)
Mercado teve mais de 230 opções de outras grandes marcas
Na contramão de Xiaomi e Samsung, algumas fabricantes apresentaram poucas opções, como Google e Apple, que lançaram 3 e 5 celulares, com destaque para as séries Pixel 7 e iPhone 14, respectivamente.
Os Pixel 7 e Pixel 7 Pro, como todo ano, tem como ponto forte a qualidade de câmeras, mas servem essencialmente como pequenas melhorias para os Pixel 6 e Pixel 6 Pro.
Na Apple, por outro lado, os iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max trouxeram as maiores novidades, com a troca do sensor de 12 MP para um de 48 MP na câmera traseira principal, mantendo a ênfase na qualidade da gravação de vídeo.
Muito forte no mercado latino americano, a Motorola oficializou 29 novos celulares, o que inclui smartphones como o Moto X30 Pro e o Edge 30 Ultra, que são essencialmente o mesmo aparelho, mas com nomes diferentes de acordo com o país em que foi oferecido.
/i629517.jpeg)
Chinesas que lançaram mais celulares que a Samsung
Apesar de termos colocado a Samsung lá no topo da nossa lista, algumas empresas trouxeram mais aparelhos que a sul-coreana. Oppo, Realme, Honor e Infinix apresentaram seus 47, 35, 29 e 27 celulares, respectivamente.
A finlandesa Nokia oficializou ainda 20 smartphones, todos mais voltados para a faixa de entrada e intermediários. OnePlus e TCL mostraram 13 dispositivos, cada, enquanto a Huawei, marca que trazia muitos modelos por ano, revelou “somente” 17 em 2022, muito por conta das sanções do governo dos Estados Unidos.
Por fim, ASUS trouxe 7 aparelhos, todos com especificações poderosas – a maioria parte da série ROG, voltados para o público gamer.
(Imagem: Divulgação/Xiaomi)
CanalTech

