sábado | 21.02 | 4:41 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Alta taxa de ocupação e novos aportes no setor imobiliário impulsionam o turismo em Itacaré

0Comentário(s)

Um dos destinos mais badalados do verão na Bahia, Itacaré reafirma sua força na alta estação ao registrar recorde de visitantes e de ocupação hoteleira em 2026. Conforme estimativas da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), cerca de 50 mil turistas passaram pela cidade durante o Carnaval, número superior ao contabilizado no ano anterior. O desempenho positivo é impulsionado, principalmente, pelo avanço da rede de hospedagem, setor que tem peso significativo na economia local.

Reconhecida nacional e internacionalmente pelas paisagens naturais, pelo ecoturismo e pela intensa vida noturna, Itacaré também chama atenção pela estrutura de hospedagem, que reúne desde alternativas mais acessíveis até empreendimentos de alto padrão. O fortalecimento desse segmento impacta diretamente moradores, visitantes e gestores, funcionando como vetor de crescimento econômico, urbano e social.

Publicidade

Para Pedro Aguilar Lima, diretor comercial da rede Aguilar Lima, o cenário favorável resulta da soma entre os atrativos do destino e os serviços oferecidos pelo grupo hoteleiro.“Em janeiro de 2026 tivemos um crescimento de 17% comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa fidelização e aumento se deve a boa experiência dos nossos clientes em nossas acomodações, que atendem aos mais diversos gostos, junto com tudo que Itacaré representa enquanto um verdadeiro Destino Completo”, disse.

À frente de quatro empreendimentos no centro da cidade – Resende Imperial Hotel e Spa, Terra Boa Hotel Boutique e as pousadas Pedra Torta e Vira Canoa – o Grupo Aguilar Lima anunciou planos de ampliação. O novo investimento, com entrega prevista para 2028, terá 100 unidades habitacionais.

“Esse novo empreendimento não é apenas um projeto imobiliário. É mais um passo consistente dentro de um plano de crescimento estruturado do Grupo Aguilar Lima. Seguimos acreditando em Itacaré, no potencial do destino e na força do turismo bem feito, com gestão profissional, governança e visão de longo prazo. Crescer exige responsabilidade. E é exatamente assim que estamos construindo.” Concluiu.

Destino em evidência

No início de 2026, Itacaré consolidou-se entre os locais mais procurados da Bahia, alcançando índices de ocupação próximos de 100% durante o verão, segundo a Secretaria Municipal de Turismo. De acordo com a pasta, o município dispõe de aproximadamente 10 mil leitos distribuídos entre resorts, hotéis, pousadas e imóveis para locação por temporada.

Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade viu sua estrutura turística avançar significativamente na última década, impulsionada por qualificação da rede hoteleira, investimentos em sustentabilidade e preservação ambiental, além da diversificação do público, que inclui mochileiros, surfistas, famílias e turistas de alto padrão.

“Esse aumento considerável do fluxo de turistas no município é reflexo de ações promocionais e investimentos que têm sido realizados ao longo dos últimos anos. Participação em feiras, capacitações para agentes e operadoras, famtours, presstrips, engajamento em redes sociais e o evento Top Operadoras Turísticas Itacaré, são exemplos de iniciativas promovidas pelo trade e Secretaria Municipal de Turismo, que contribuem para essa ascensão”, disse Patrícia Veras, Secretária Municipal de Turismo.

 

Foto: Ascom

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *