sexta-feira | 21.06 | 1:32 PM

Bahia bate recorde de doações de órgãos e córneas em setembro

0Comentário(s)

De acordo com a Central de Notificação, Captação, Doação de Órgãos (CNCDO), a Bahia registrou recorde de doações de múltiplos órgãos e córneas no mês de setembro. Desse modo, foram registradas 15 autorizações familiares para doação de múltiplos órgãos e 50 doações de córneas no estado. O número é o maior desde 2020.

Esse ano, de janeiro a setembro, foram efetivadas 78 doações de múltiplos órgãos e 305 de córnea, em comparação com o ano anterior, quando foram 94 doações de múltiplos órgãos e 246 de córneas. As doações registradas esse ano possibilitaram a realização de 165 transplantes de córnea, 29 de fígado e 165 de rim. A fila de espera, atualmente, é de 19 pessoas para transplante de fígado, 1.222 de rim e 995 de córneas.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) tem intensificado bastante o incentivo à doação de órgãos. Assim foi criado o “Setembro Verde”, que luta pela causa. O slogan desse ano foi: “Não basta querer, tem que falar”.

“Além do mês de setembro, que é dedicado a intensificar as ações de mobilização para a doação de órgãos, durante todo o ano a Sesab trabalha buscando ampliar a captação de órgãos” afirma Carolina Sodré, enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Além disso, a representante ainda comentou sobre a redução de doação de córneas, que teve que ser suspensa no período em que a pandemia estava em alta.

Foto destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *