segunda-feira | 15.04 | 12:28 AM

Cientistas que desenvolveram ferramenta de construção de moléculas recebem Nobel de Química

0Comentário(s)

O Prêmio Nobel de Química é o terceiro Nobel a ser anunciado. Portanto, nesta quarta-feira (6), em Estocolmo, capital da Suécia, os pesquisadores Benjamin List, da Alemanha, e David MacMillan, do Estados Unidos, ganharam o o título pelo trabalho de uma “ferramenta engenhosa de construir moléculas”.

Trabalhando de maneira independente, os cientistas conseguiram identificar o “desenvolvimento de catalisadores orgânicos assimétricos”, que podem ser utilizados para formulação de medicamentos e são mais sustentáveis do que os que são produzidos atualmente. Ao todo, a premiação é de $1,14 milhões, que será dividida entre os dois.

Além do prêmio de química, os de medicina e física também foram entregues. Desse modo, o Prêmio Nobel de Medicina ficou com a dupla norte-americana David Julius e Ardem Patapoutian, pela descoberta de receptores de temperatura e toque na pele.

Já o Prêmio Nobel de Física ficou para o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Giorgio Parisi, pelo trabalho que ajuda a compreender sistemas físicos complexos como a mudança climática da Terra.

A premiação existe desde 1901 e foi criada pelo sueco Alfred Nobel. Ademais, as próximas categorias que serão anunciadas são as de literatura, paz e economia.

Foto destaque: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *