domingo | 21.04 | 9:38 AM

Começa nesta sexta-feira a Campanha Nacional de Multivacinação

0Comentário(s)

Começa nesta sexta-feira (1) a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em todo o Brasil, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

A campanha foi lançada oficialmente na última quinta-feira (30), pelo Ministério da Saúde, e vai durar até o dia 29 de outubro. Além disso, o público-alvo é formado de crianças e adolescentes até 15 anos.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a cobertura vacinal do país está em baixa. O mesmo ainda ressaltou a importância da prática e também pede que pais e mães levem seus filhos para se vacinar.

“Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo – reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”, disse o Secretário.

As autoridades do Ministério da Saúde atribuem a baixa adesão da população para com as vacinas ao grande veículo de fake news e grupos antivacinas.

Vacinas disponíveis

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas, estarão disponíveis, HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Foto destaque: Divulgação/Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *