Estudantes da rede estadual da Bahia brilharam no Mundial de Ciências e Tecnologias 2025, realizado em Valparaíso, no Chile, até o último sábado (18). Três projetos desenvolvidos por jovens das cidades de Boninal, Salvador e Palmeiras conquistaram reconhecimento internacional. Dessa forma, evidenciando o protagonismo estudantil e o investimento do Governo da Bahia na educação científica.
Daniel Santana, 18 anos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Rui Barbosa (Boninal), conquistou o 1º lugar na categoria Educação. Seu projeto foi o “Diversidade étnico-racial para uma educação antirracista, decolonial e intercultural”. Já o Prêmio Destaque do Destaques foi para as estudantes Giovanna Chaves, Iasmim Viana e Eduarda Silva, do CJCC de Salvador, com o projeto “Cura natural: preservação de plantas africanas com propriedades medicinais do Brasil”.
Outro destaque baiano foi o projeto “Aromas da Chapada – sabão artesanal”, dos estudantes Israiany Andrinyelle Silva e Lucas Santos, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, em Palmeiras. Com orientação de professores da unidade, eles propuseram uma solução sustentável para o reaproveitamento de resíduos, unindo inovação, ciência e responsabilidade ambiental.
Foto: acervo pessoal



