Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ministério da Saúde recebeu, nesta quarta-feira (28), mais 1,5 milhão de doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. Do total, 339 mil ficam em São Paulo e 1,1 milhão de doses serão distribuídas para todos os outros estados e Distrito Federal nos próximos dias, acelerando ainda mais a campanha de vacinação em todo o país.
Este lote se junta as mais de 64,6 milhões de doses da Coronavac que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde desde o começo da campanha. No total, a pasta já enviou mais de 175,8 milhões de doses para todo o Brasil.
Para concretizar a distribuição de vacinas, a estratégia de imunização e o percentual que deve ser destinado para primeira e segunda dose, a pasta coordena uma reunião tripartite, entre representantes da União, estados e municípios. Depois que as doses são liberadas para o envio, as equipes do Ministério da Saúde trabalham na logística de distribuição. As doses chegam aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios, em até 48 horas.
VACINAÇÃO ACELERADA
Até agora, a primeira dose da vacina Covid-19 já chegou para mais de 97 milhões de brasileiros, o que representa mais de 61% da população acima de 18 anos. Mais de 38 milhões estão com o esquema vacinal completo ou tomaram a vacina de dose única. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, com pelo menos uma dose, a população acima de 18 anos até setembro e com as duas doses até dezembro.
A evolução da campanha de vacinação pode ser acompanhada na plataforma LocalizaSUS.
Fonte: Assessoria/Ministério da Saúde