A partir deste mês, Salvador passa a aplicar a vacina meningocócica ACWY como nova dose de reforço contra a meningite bacteriana em crianças de 12 meses. A imunização está disponível nas 162 salas de vacinação da rede municipal de saúde e integra o esquema vacinal gratuito oferecido pelo SUS.
A mudança segue a Nota Técnica nº 77/2025 do Ministério da Saúde, que amplia a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo. Até então, a dose de reforço aos 12 meses era feita com a vacina meningocócica C, que protege apenas contra um sorogrupo.
“Essa ampliação é importante não só para Salvador, como para o país inteiro. As crianças de 12 meses passam a ter uma proteção ampliada”, explicou a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Taciana Matos.
O novo esquema prevê três doses: aos três e cinco meses, a criança continua recebendo a meningocócica C, e aos 12 meses, a dose de reforço é feita com a ACWY, desde que ainda não tenha tomado a dose anterior. Caso a criança já tenha sido imunizada aos 12 meses com a meningocócica C, ela não está elegível para a nova vacina.
Pais e responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Em caso de perda da caderneta, é possível recuperar o histórico vacinal se as doses anteriores tiverem sido aplicadas em Salvador.
A vacina ACWY já era oferecida pelo SUS a adolescentes de 11 a 14 anos e agora tem seu uso ampliado para a faixa etária infantil, como parte das estratégias nacionais de combate à meningite.