domingo | 14.04 | 5:53 AM

Fundação Pedro Calmon lança podcast voltado para história, cultura e memória

0Comentário(s)

Foto: Divulgação/Fundação Pedro Calmon

Através da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) lança a série de podcast Boca de Afofô. Este projeto tem como finalidade ofertar ao público um contato mais próximo com temas ligados à história, cultura e sociedade baiana.

O lançamento do primeiro episódio vai ao ar na próxima quinta-feira (2) no site da FPC, e tem como convidado o historiador João Reis que vai falar sobre o Levante dos Malês. Outros nomes como da escritora Lívia Natália, dos professores Fabrício Mota, Hendrik Kray e Bárbara Carine, Luciana Brito, Milton Moura, Paulo de Jesus estarão nesta primeira edição do podcast, que contará com 20 episódios.

Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Clíssio Santana, o podcast busca proporcionar uma experiência diferenciada no campo da história, da cultura e educação. “O objetivo do ‘Boca de Afofô’ é conectar especialistas, pesquisadores e o saber popular em um só espaço”. Ainda de acordo com ele, “a expectativa é trazer temas tão importantes da história da Bahia, discutidos por pessoas que são referências em suas áreas de estudo e ofertar ao público de forma didática”.

Por que Boca de Afofô? – Afofô é uma palavra de origem iorubana que tem alguns sentidos dentro da comunicação oral como conversa, diálogo, falastrão. O termo ‘Boca de Afofô’ tornou-se um ditado popular baiano que diz respeito à pessoa que fala demais, excessivamente. Nesse sentido, para além do resgate do vocabulário africano, a proposta é ressignificar o sentido pejorativo da palavra. O podcast é fruto de um diálogo que parte desse lugar despretensioso, mas que traz, ao mesmo tempo, rigor de pesquisa, fonte, método, aliado à credibilidade dos convidados e convidadas.

Fonte: Ascom/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *