segunda-feira | 15.07 | 5:03 AM

#LeiAldirBlanc – Espetáculo “O Circo de Soleinildo”, da Cia Operakata de Teatro, inicia temporada em 27 de agosto

0Comentário(s)

Foto: Divulgação/Secult

Há dez anos na cidade de Vitória da Conquista nascia o espetáculo “O Circo de Soleinildo”. Fruto dos processos criativos da Cia Operakata de Teatro, este espetáculo busca recuperar a poesia, beleza e ingenuidade da arte circense a partir da estória de um velho dono de circo decadente, que viaja com sua trupe sertão adentro a procura de seu público, cada vez mais escasso.

Trata-se de um espetáculo construído a partir de lembranças pessoais do autor e diretor, Gilsergio Botelho, e traz elementos do clown, da Commedia Dell’arte, técnicas circenses e de uma preparação corporal precisa que servem de base à busca de uma linguagem que permite abrir mão da palavra, valorizando tanto a importância da continuidade da memória a partir da transmissão contínua – seja de geração em geração ou por meio da captação dessas memórias em suportes diversos (livros, vídeos, etc) –, quanto da riqueza da arte milenar circense mambembe. Provavelmente por isso, a estória de Soleinildo e sua trupe, consegue em gestos e olhares, dialogar com o público presente que abarca desde crianças de 06 anos até as gerações que lhes antecederam, como os pais e avós.

Ao longo desses 10 anos, Soleinildo e a trupe já estenderam a sua lona em diversos Festivais no território brasileiro, a exemplo: Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC/2012), Festival do Teatro Brasileiro (FTB/2013) e MIRADA – Festival de Teatro Ibero-Americano, passando por capitais como São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Vitória/ES, Belo Horizonte e Salvador/BA.

Nesse momento de transformação planetária, propomos a ressignificação do nosso fazer artístico como forma de resistência e continuidade do nosso existir, do nosso exercício de cidadania, levando o Soleinildo para apresentação por meio da plataforma virtual e proporcionando esse encontro a partir de um novo olhar.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

Exibição do espetáculo “O Circo de Soleinildo” e Bate-papo com os atores sobre o processo criativo

Quando: 27, 28 e 29 de agosto de 2021, às 20h
Onde: Exibição do espetáculo: youtube; live com os atores: instagram da operakata
https://www.youtube.com/channel/UCOLNa28I-v9uRdxhe1SAeBQhttps://www.instagram.com/operakata/

Fonte: Ascom/Secult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *