sexta-feira | 21.06 | 1:59 PM

Migrações, fotografias e música no Soterópolis da TVE

0Comentário(s)

Foto: Divulgação

O Soterópolis desta quinta-feira (22) conversa com o cineasta argentino Carlos Pronzato sobre o uso das artes para abordar o tema das migrações. E ainda uma entrevista com o fotógrafo paulista Almir Bindilatti que retrata formas, expressões e exuberâncias do cotidiano humano, sem a utilização de efeitos de manipulação. Destaque também para a conversa com o artista baiano Lucas Santtana que fala sobre seu último álbum “O céu é velho há muito tempo” e a recente turnê que está fazendo. A exibição é às 22h.

O deslocamento humano e seus impactos na vida em sociedade são temas ligados à preocupação com o social que alguns artistas manifestaram, sobretudo a partir do século XIX. No Brasil, a história da imigração se funde à história nacional. As situações às quais diversas pessoas ao redor do mundo são submetidas, pelo simples fato de serem migrantes, são tema de diversos filmes e documentários no Brasil e em outros países. Para falar do tema, a equipe do Soterópolis conversa com o escritor, teatrólogo e cineasta Carlos Pronzato.

Autodidata, o paulista, natural de Tupã, Almir Bindilatti é internacionalmente conhecido pela sua fotografia artística, na qual estabelece total respeito às culturas étnicas, urbanas e naturais. Já na Bahia, desenvolveu trabalhos na área corporativa e projetos editoriais sobre história, cultura e arte locais. Ele é autor fotográfico dos livros Photo Bahia (2008), Mosteiro de São Bento da Bahia (2011), Um Sertão entre tantos outros (2015), além de participação em outras publicações coletivas. O fotógrafo atualmente vive em Lisboa de onde conversou com a equipe do Soterópolis sobre sua produção autoral.

No mês de junho, o artista baiano Lucas Santtana começou turnê na Europa para o mostrar o mais recente álbum “O céu é velho há muito tempo” pela gravadora No Format. Lucas se apresenta no palco tocando violão e guitarra, com Caetano Malta fazendo efeitos com sua pedaleira no P.A. A turnê vai até o dia 28 de agosto e tem início no festival Jazz à Vienne, em Lyon, num teatro romano construído antes de Cristo. O programa bate um papo com o cantor sobre as novidades da turnê internacional.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia

Serviço:
Programa Soterópolis
Quando: Quinta-feira (22), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (18), às 19h e domingo (20), às 18h30
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Assessoria/TVE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *