sexta-feira | 19.07 | 10:04 AM

Projeto Metade Paisagem e Metade Poesia na Caixa Cultural

0Comentário(s)

A Caixa Cultural realiza mostra Metade Paisagem, Metade Poesia para celebrar o retorno das atividades e no intuito de homenageia a capital baiana. Na Metade Paisagem, Metade Poesia, estarão expostas obras de Tatti Moreno, Carybé, Antonello L’Abbate, Deraldo, Lúcia Matos, Eliana Kertész, Ronaldo Martins, Itamar Espinheira, Emanoel Araújo, Luiz Neto, Pedroso, Rescala e Marcelino Dias que compõem o acervo artístico da CAIXA Cultural Salvador e que trazem a beleza da primeira capital do Brasil.

Agência de época: uma reprodução de agência da CAIXA da primeira metade do século XX, tendo as décadas de 40 e 50 como referência estética, com mostra de documentos das décadas de 60 e 70. Através de objetos e imagens da época, tem-se uma noção do dia-a-dia dos bancários ao longo do tempo. Estão expostos documentos históricos, relógio de ponto, máquina de calcular, carimbos, máquina de escrever e cédulas brasileiras, além de um vasto mobiliário do espaço expositivo.

Sítio Arqueológico: resultado de pesquisas e prospecções arqueológicas realizadas por especialistas, durante o restauro desta Casa (década de 90), o Sítio Arqueológico abriga vestígios de objetos utilitários da cultura material de uma época. Neste espaço, encontram-se fragmentos de faianças europeias e de porcelanas chinesas, medalhas utilizadas pelos jesuítas, objetos de fabricação manual indígena (gamelas, vasos e cerâmicas), fragmentos de azulejos portugueses do século XVII e artefatos afro-brasileiros (cachimbos), além de moedas do Brasil colonial, imperial e republicano.

Mirante para a baía de todos os santos:uma das principais novidades da CAIXA Cultural Salvador é a abertura do seu mirante, que dá para a baía de todos os santos. Agora, visitantes poderão desfrutar desse pedacinho do casarão histórico e apreciar, por exemplo, um belíssimo pôr do sol, com vista para a segunda maior baía do mundo.

Para garantir o conforto e a segurança de todas as pessoas que visitarem nosso espaço, algumas medidas estão sendo adotadas como forma de prevenção, nesse contexto de pandemia:

– Agendamento com hora marcada pelo WhatsApp (71 99263 7515) ou pelo telefone (71 3421 4200);

– Uso obrigatório de máscara;

– Medição de temperatura no acesso;

– Acesso específico para entrada e saída dos visitantes;

– Disponibilização de tapete higiênico no acesso à casa;

– Dispersor de álcool em gel em todos as salas e acessos das galerias;

– Acesso ao elevador restrito a idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção;

– Galerias com fluxo de mão única de visitação;

– Distanciamento mínimo entre visitantes;

– Banheiros com sinalização sobre a forma correta de lavagem das mãos;

– Limitação da permanência máxima do visitante pelo período de 1 hora;

– Higienização geral das galerias antes da abertura e após o fechamento, além de e pelo menos 1 vez durante o período de funcionamento.

Fonte e Foto: Caixa Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *