Quem viu o Bahia do início do ano nem imagina a situação que o clube se encontra nas vésperas da última rodada do Brasileirão. O time que começou goleando o Santos, dando trabalho ao Palmeiras e vencendo o Athletico Paranaense hoje ocupa a 16ª colocação, com riscos de ser rebaixado para a Série B. O que ameniza a situação é que o tricolor depende apenas dele na última rodada.
O Bahia vinha de duas derrotas consecutivas para os Atléticos Goianiense e Mineiro, mas graças a uma noite inspirada de Gilberto, o tricolor baiano venceu o Fluminense sem grandes dificuldades. Ademais, o Esquadrão contou com uma ajudinha de Cuiabá, Juventude e Grêmio, que não conseguiram fazer bons resultados para ultrapassar a equipe de Salvador.
Ainda, o Bahia dorme fora da zona de rebaixamento, em 16°, com 43 pontos, empatado com o Juventude, mas vence no critério de número de vitórias. Além de Bahia e Juventude, Grêmio e Cuiabá também estão na briga direta para não cair.
Quais resultados salvam o Bahia
O Esquadrão enfrenta o Fortaleza na última rodada, adversário que não tem mais pelo que brigar, visto que já estão classificados para a Libertadores. Entretanto, o jogo não deve ser fácil por se tratar de um clássico da região. Com isso, o Bahia precisa vencer para ficar tranquilo.
Caso o tricolor empate, será necessário torcer para que o Juventude, que enfrenta o Corinthians, no máximo empate. Porém, em um cenário que o Bahia perca, os torcedores precisam secar o Juventude e Grêmio, torcendo para ambos perderem ou, no caso da equipe gaúcha, um empate também serve.
A última rodada do Brasileirão acontece nesta quinta-feira (9), às 21h30, para todos os jogos. Fortaleza recebe o Bahia lá no Castelão.
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação

