quarta-feira | 17.04 | 6:52 PM

Etapa única do campeonato nacional Aquathlon Brasil será realizado na Bahia; veja como participar

0Comentário(s)

Foto:Divulgação

A Bahia vai sediar no dia 20 de novembro nos limites do Residencial Clube Imbassaí Privilege, localizado em Imbassaí, no Litoral Norte da Bahia, a etapa única do campeonato nacional Aquathlon. O evento esportivo de natação e corrida, realizado em cinco etapas, retoma em etapa única, após ser cancelado em 2020 por conta da pandemia.

A disputa, que será exclusiva para atletas federados, definirá o campeão nacional da temporada, além de servir de classificatória para o mundial da modalidade de 2022. Os interessados em participar devem acessar o site oficial do torneio (https://www.aquathlonbrasil.com.br/informacoes), até o dia 13 de novembro ou enquanto durarem as vagas.

Para o organizador do Aquathlon Brasil, Cléber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathon (Febatri), realizar a competição novamente na Bahia é uma grande alegria. “É uma alegria enorme, principalmente porque será em um paraíso natural e o empreendimento Imbassaí Privilege é o único com área satisfatória para receber um evento desse porte. Já realizamos provas em Salvador, Ilhéus, Juazeiro, Itaparica e Aruá (Mata de São João) e retornar à Bahia é maravilhoso, mais um incentivo aos nossos atletas a participarem do campeonato”, comentou.

As categorias em disputa são de alto rendimento: Elite com idade acima de 23, Sub-23 entre 19 e 23 anos, Júnior entre 17 e 18 anos, Youth entre 14 e 16 anos e Paratriathlon (Pessoas Portadoras de Deficiência). A categoria Age Group é para atletas com idade acima de 16 anos até mais de 80 anos. Tem ainda a Paratriathlon amador (masculino e feminino) e Infantil de 6 a 15 anos, que pode nadar de 50m a 500m e correr de 250m a 2,5km.
A disputa de natação será nas águas do Rio Imbassaí, que tem profundidade de 1,5m, e terá percursos de 50m e 1.000m. Já a corrida acontece em pista de asfalto de 100m a 5km. 

Protocolo de segurança

O Aquathlon Brasil será realizado seguindo os protocolos de prevenção à covid-19 estabelecido pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), Comitê Médico Mundial do Triathlon, Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

´É obrigatório uso de máscara, exceto durante à competição; manter o distanciamento social de pelo menos 2m e usar luvas de borracha em qualquer atividade não-competitiva.

Todos os atletas, treinadores, oficiais, colaboradores que participem da competição deverão entregar preenchido questionário pré-evento, na chegada e em local combinado, com a medição dos níveis de saturação de oxigênio e verificação de temperatura. Níveis de saturação inferiores a 95% e temperatura acima de 38 ° C devem ser relatados à equipe médica e seguir orientações das autoridades de saúde pública local.

O objetivo das medidas de segurança é identificar os participantes do evento que talvez precisem ter sua participação adiada ou cancelada, e que possam ser testados no local, garantindo o gerenciamento adequado de casos pelas autoridades competentes

Programação

16/11 (terça-feira)
20h – Obrigatória a participação no Congresso Técnico Virtual. Link a ser divulgado no site

18 a 19/11 (quinta e sexta-feira)
Manhã e tarde – Entrega de kits

20/11 (sábado)
13h – Transfer opcional saindo do aeroporto de Salvador para Imbassaí
13h30 – Abertura de check-in
15h – Início das largadas (em definição da grade de largadas)
19h – Premiação no Residencial Clube Imbassaí Privilege
20h – Retorno do transfer a Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *