sábado | 20.04 | 2:06 AM

Especialistas apontam os perigos do tártaro para os cães

Para os tutores que não tem tempo de realizar a escovação dental diária no pet a indicação é levá-lo para remoção do tártaro uma vez ao ano

0Comentário(s)

Já sentiu aquele cheirinho desagradável ao receber um lambeijo do seu cãozinho? Assim como os humanos, os pets também precisam de higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias e, consequentemente, o tártaro que é formado pelo acúmulo de restos de comidas. Quando o mau-hálito já estiver instalado, é aconselhado uma passadinha no veterinário para ver a necessidade de um tratamento periodontal chamado de tartarectomia.

Além do mau cheiro bucal e do aspecto amarelado dos dentes, o tártaro pode causar gengivite, levando o animalzinho a sentir dor e dificuldade de mastigação. Numa situação mais agravada, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e provocar uma endocardite que nada mais é do que uma inflamação na membrana do coração.  “Não é só mau hálito ou perda dental, essa doença prejudica toda a saúde do pet pois a bactéria pode migrar e acometer outros órgãos do animal”, explicou a veterinária Ana Carolina Machado.

Mesmos os doguinhos alimentados com ração seca, biscoitos apropriados e que utilizem os brinquedos indicado para ajudar na limpeza dentária, não estão livres do tártaro. A única solução para se evitar o acúmulo de sujeiras nos dentes é limpá-los através da escovação. “A forma mais importante de evitar o tártaro é através de escovação dentária diária com escova e pasta de dente apropriados indicados pelo médico veterinário. Para os tutores que não tem tempo de fazer essa higienização, o ideal é levar o doguinho uma vez ao ano para fazer a limpeza periodontal com veterinário”, disse a veterinária.

E como resolver o problema quando já existe o tártaro nos dentinhos do seu melhor amigo? O procedimento é simples mas requer a anestesia geral do animal, o que causa resistência de muitos tutores. “Esse tratamento não é perigoso e quanto mais cedo for realizado, menos tempo de procedimento será necessário. Normalmente quando a retirada é feita no início, dura em torno de 20 minutos e, possivelmente, os dentes serão preservados. Os tratamentos mais graves podem chegar até uma hora de anestesia”

Ana Carolina ressalta ainda que quando o procedimento é realizado por um profissional sério, o índice de intercorrências é mínimo. “ A anestesia é mais superficial, a gente faz bloqueios. Além de ser um procedimento muito tranquilo é uma questão de saúde e não de estética. Em animais com problemas renais ou diabetes, por exemplo, o tártaro tende a agravar a saúde do pet”, concluiu.

 

BNews Pet

Foto: Elena Rogulina por Pixabay