Pesquisadores do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido descobriram que os cachorros são capazes de decifrar as emoções do seu dono e tomar decisões baseados nessas informações. O artigo da descoberta foi publicado na revista científica Animal Cognition no dia 14 de agosto deste ano e foi desenvolvido pelos pesquisadores Natalia Albuquerque e Briseida Resende, do IP, e Daniel Mills, Kun Guo e Anna Wilkinson, da universidade.
A pesquisa contou com 90 cães e com atrizes que simularam emoções distintas.
O teste aconteceu da seguinte forma: as atrizes demonstravam expressões faciais neutras, positivas (alegres) e negativas (raiva), a cada sessão. Vestidas da mesma maneira, elas, em silêncio, passavam objetos uma para outros e sentavam-se com um pote de ração em uma das mãos e uma folha de jornal na outra. Em seguida, os cães foram soltos e puderam interagir com as atrizes para pedir comida.
Os pesquisadores perceberam que os animais preferiram pedir comida para a atriz com expressões positivas e evitaram a pessoa com expressão de raiva. O estudo, então, concluiu que os cães levam em consideração as expressões faciais humanas para tomar decisões.
A professora Briseida, coautora do trabalho, explicou que “a pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”.
Reprodução Bnews

