Nesta quarta (15), a Estação da Lapa recebeu uma iniciativa solidária, a Ligadas por Fios, que faz parte das ações do Outubro Rosa no local. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DPT, Embelleze, Polícia Militar e a própria estação, foca nas mulheres que atravessam tratamentos quimioterápicos.
Simone Moutinho, diretora de Valorização Profissional da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP (SPREV/SSP), era uma das colaboradoras presentes na ação. Assim, as cabeleireiras do projeto cortavam mechas de mulheres que queriam contribuir para a causa do Instituto Amor e Mechas, a instituição beneficiada no Ligadas por Fios.
O material recolhido é transformado no kit do amor, uma sacola que contém uma peruca e outros itens de autocuidado. Simone explica que a iniciativa é uma campanha já solidificada na SSP, auxiliando muitas mulheres ao longo dos anos no estado da Bahia.
União de forças
Em seguida ao corte, tratamento e montagem, as perucas seguem para pacientes tanto na rede pública de saúde quanto na particular. Além de beneficiar mulheres que estão passando por um momento delicado, a SSP, através da empreitada, aproxima-se da sociedade em questões de ampla divulgação, como ressalta Simone. Dessa maneira, todas as forças de segurança se uniram no estado da Bahia para conseguir as mechas e aumentar, neste ano, o número de doações.
Ainda, a banda do Corpo de Bombeiros da Bahia também esteve presente e animou o local da ação. O evento aconteceu próximo às plataformas da Estação da Lapa, ao lado do acesso ao Shopping Piedade.

Fotos: Pedro Leo



