sexta-feira | 07.11 | 8:37 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Documentário, debate e sessão de fotos movimentam o MAM nesta quarta-feira (1º)

Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia promovem exibição do documentário "Trocando saberes: espaço, comunidade, cinema e educação" em parceria com Acervo da Laje.

0Comentário(s)

Estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o coletivo artístico Acervo da Laje (www.acervodalaje.com.br), promovem amanhã (01.06), às 14h, na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) a exibição do documentário “Trocando saberes: espaço, comunidade, cinema e educação”, com debate e posterior sessão de fotos pelos ambientes do museu.

O evento é gratuito, aberto a qualquer interessado, reunindo alunos da turma de Estágio III da Faculdade de Educação, como mais uma ação que integra o Termo de Cooperação Técnico-Científico e Cultural entre MAM e UFBA, assinado pelo vice-reitor Paulo Miguez, no último mês de março.

Publicidade

ESTÁGIO e TREM – A atividade faz parte do ‘Estágio Supervisionado de Pedagogia/UFBA’. Segundo a coordenadora do estágio, a professora Cilene Canda (Faced/UFBA), a proposta inclui ações, reflexões e formação cultural em ambientes educativos não-escolares. “O estágio é atividade formativa, com fins de integralização curricular e com o objetivo de inserir estudantes em contextos profissionais na área cultural, como o MAM”, explica Cilene.

O documentário retrata a visão da população sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e os conflitos trazidos pela mudança de modal, para construção do VLT. O vídeo dialoga com a exposição Acervo da Laje – sediado no Subúrbio – e a proposta é discutir memória, territorialidade, mobilidade urbana e expressão artística. Em seguida os participantes iniciam sessão de fotos que se define como uma atividade de impressões e memórias, através desses registros.

SUBÚRBIO em TRÊS ATOS – O documentário ‘Qual a Cor do Trem?’, de Rodrigo Oliveira e Deniere Rocha, foi lançado em 2020 e com duração de 1 hora e 25 minutos. A atividade fotográfica será orientada por Camila Marques. A mediação do evento é de Emmanuel Sacramento e Jéssica Gouveia (Faced/UFBA).

O Acervo da Laje realiza no MAM a exposição ‘Subúrbio em Três Atos’, mas também oficinas, cursos e debates periódicos. A mostra reúne obras de artistas do Subúrbio. A visitação é de terça a domingo, das 13h às 18h. “Nossa proposta é produzir pontos de fuga, surpresas e até estranhamentos, ocupando espaços que na sua origem foram pensados por Lina Bo Bardi – criadora do MAM – para ser um museu de arte popular”, relata Vilma Santos, uma das criadoras do Acervo da Laje.

Além de exposições, livraria, cinema, café, oficinas e residências artísticas, o MAM é um dos principais pontos turísticos de Salvador em função da sua localização, arquitetura e história. Como o estacionamento é muito pequeno em função da atividade no Pátio Pôr do Sol, recomenda-se vir de veículos de aplicativo. Mais informações: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

 

Fonte: Secult BA

Foto: Divulgação

Publicidade