A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) elaborada em setembro deste ano pela Fecomércio-Ba indicou que 72,2% das famílias de Salvador estão endividadas, registrando o maior patamar desde julho de 2013.
Segundo a pesquisa, atualmente 672 mil famílias estão com algum tipo de dívida, um aumento de 51,6 mil a mais em comparação ao mesmo período em 2020.
A inadimplência saiu de 30,2% em agosto para 32,6% neste mês, também registrando o maior nível desde 2013. A pesquisa aponta que 303 mil famílias não conseguiram pagar dívidas até a data do vencimento e estão com contas em atraso.
A Fecomércio destacou que o endividamento está sendo puxado por cartão de crédito e carnês. De acordo com números, 92,2% dos endividados correspondem a valores de cartão.
Segundo o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, um dos principais problemas é a inflação. Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a reabertura de comércio e eventos, a situação deve seguir complicada até o próximo ano.
Fonte: BNews
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil