domingo | 14.04 | 11:16 PM

A história do Elevador do Taboão

0Comentário(s)

Um dos mais antigos elevadores da cidade de Salvador. Localiza-se na rua do Taboão, no Centro Histórico. Liga o Pelourinho (parte alta) ao bairro do Comércio (parte baixa). Início da construção: 1891. Inaugurado em 1896.

Elevador do Taboão é reativado após mais de seis décadas de abandono

Todo o antigo projeto foi desenvolvido na Inglaterra. Na época, o maquinário foi trazido das Oficinas de W.G. Armstrong em Newcastle. Construído em ferro. Possui uma torre de 28 metros de altura. O antigo Elevador do Taboão possuía duas cabines com capacidade (cada uma) para 13 pessoas. No passado, funcionava das 6:00 às 23:00 horas.

Ficou abandonado durante mais de 60 anos. Reinaugurado, hoje (30/09/21), e aberto ao público a partir de 01 de outubro. Possui duas cabines climatizadas com capacidade para transportar 14 pessoas por viagem, mas em função da pandemia, o número máximo será de 8, por viagem. Possui área com mesas e sanitários.

Reinaugurado pela Prefeitura Municipal de Salvador, com orçamento de R$ 5,4 milhões. Funcionará de segunda a sexta e gratuito, por tempo indeterminado. Riquezas históricas da nossa terra!

*Adson Brito é professor de História com formação em Psicologia e Filosofia. Texto reproduzido da página do Facebook Salvador Tem Muitas Histórias, mantida por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *