domingo | 14.04 | 4:30 AM

Abertas as inscrições para o Programa de Formação Curadoria para Arte no Espaço Público

0Comentário(s)

O Goethe-Institut Salvador-Bahia inicia, na próxima quarta-feira, 15.09, o período de inscrições para a primeira turma do Programa de Formação Curadoria para Arte no Espaço Público. O prazo de inscrição é até 29 de setembro. Serão selecionadas 12 pessoas, todas moradoras de Salvador ou de municípios da região metropolitana.

Realizado pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, o programa acontece em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A documentação exigida para inscrição está disponível no site www.goethe.de/programacuradoria. No ato da inscrição, é solicitado também o envio de currículo e que sejam respondidas algumas perguntas sobre curadoria, arte e espaços públicos.

A relação dos aprovados será divulgada até o dia 14 de outubro. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo ampliar a qualificação de profissionais que atuam na área cultural e têm interesse em curadoria, em especial nos projetos elaborados para exibição em espaços públicos.

Especialistas brasileiros e estrangeiros estarão à frente dos encontros no Programa de Formação Curadoria para Arte no Espaço Público. Entre eles está Folakunle Oshun, artista e curador de Lagos, na Nigéria, que possui prática com esculturas em espaços não convencionais.

Outro nome confirmado é o da curadora grega Marina Fokidis. Escritora e conferencista, tem trabalhado no campo das artes contemporâneas nos últimos vinte anos. Um dos destaques no seu currículo é a curadoria da Documenta14, evento de artes visuais amplamente conhecido na Europa.

Marina

APRENDIZADO NA PRÁTICA – A partir de exemplos e compartilhamentos de experiências, o programa de formação será um estímulo para que profissionais pensem a curadoria além dos limites físicos da galeria ou museu. A ideia é aguçar o olhar para o espaço público como ambiente no qual é possível existir debate e exploração de formatos artísticos integrados à realidade do mundo e suas relações hiperconectadas e digitalizadas.

O público-alvo do programa são agentes culturais, inclusive artistas, que tenham experiências em projetos realizados em espaços públicos, independente da linguagem artística e da função profissional exercida. A iniciativa é voltada também aos profissionais com atuação na área de curadoria e organização de eventos em qualquer linguagem artística.

“Queremos colaborar na formação de atores sociais que reconheçam a força das produções culturais na esfera pública. Existe potência na produção que eclode fora da galeria ou de um espaço fechado. É para o público nas ruas que a curadoria precisa olhar no nosso programa de formação”, comenta a diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Friederike Möschel.

CRONOGRAMA – O Programa de Formação Curadoria para Arte no Espaço Público será realizado em duas etapas. A primeira será em 2021 e consiste em três módulos ministrados online por especialistas do Brasil e convidados de países dos continentes africanos e europeus. Os encontros são divididos em “Introdução à curadoria”, “Aspectos legais e jurídicos” e “visibilidade e estrutura, interação e mediação”.

A segunda fase será em 2022, quando todos poderão acompanhar curadores profissionais na criação, planejamento e montagem de três exposições em espaços públicos ao longo do ano. Cada exposição acontecerá em período distinto e, para cada projeto, quatro participantes atuarão como assistentes e os demais como ouvintes. Nessa etapa, haverá ajuda de custo e a entrega do certificado aos que concluírem as duas fases do programa.

Sobre o Goethe-Institut – É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – O Museu de Arte Moderna da Bahia é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Possui importante acervo de obras e de documentação sobre momentos da cultura baiana e brasileira. Está instalado no Solar do Unhão, um sítio histórico tombado e banhado pela Baía de Todos os Santos. As relações deste sítio com a comunidade, com a cidade e seus contextos históricos, urbanísticos, sociais, políticos e econômicos, influenciaram diretamente o projeto da italiana Lina Bo Bardi para implantação do MAM, resultando em uma proposta de abertura ampla do espaço, marcada pela expressão artística como instrumento crítico para compreensão do mundo.

fonte: GOV BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *