domingo | 21.04 | 7:50 AM

Acontece em Salvador a celebração em Memória dos Mártires dos Búzios

0Comentário(s)

Nesta segunda-feira (8) se comemora o Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios, em referência à Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798. O movimento tinha como principais objetivos: emancipação do Brasil; implantação da República; abolição da escravidão; liberdade comercial.

Também conhecida como Conjuração Baiana, o movimento ainda possui muitos mistérios. Segundo o jornalista e doutorando em Comunicação e Comunicação e Cultura Contemporâneas, Jonas Pinheiro, essa revolta foi fundamental para a comunicação no Brasil. “Oficialmente a imprensa surge no país em 1808 com a vinda da família real portuguesa, mas 10 anos antes, na revolta dos Búzios pessoas em sua maioria afrobrasileiras se utilizavam de um mecanismo que podemos considerar mídia”, disse Jonas.

Jonas ainda explica, “Na época, a maioria das pessoas negras ainda eram escravizadas, mas através da colagem de boletins sediciosos manuscritos pelas ruas de Salvador, a população foi convocada para o levante. As pessoas alfabetizadas liam os cartazes e o boca a boca chegava a quem não sabia ler”.

A Revolta dos Búzios, ou Revolta dos Alfaiates, é anualmente celebrada pela comunidade negra e remonta as lutas por liberdade na época em que ainda havia escravidão.

Nesta segunda-feira (8) a Câmara Municipal de Salvador realizou uma audiência pública online pela data que marca a morte, no ano de 1799, das lideranças da primeira revolta ocorrida no país com foco na abolição da escravatura, liberdade e justiça social. 

Foto: Multirio/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *