Nesta quinta-feira (25) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu duas notas com orientações e recomendações sobre a entrada de viajantes no Brasil. A agência recomenda que seja obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação de viajantes que cheguem de outros países. Caso a pessoa não tenha se vacinado, seria necessário passar por uma quarentena antes de circular pelo país.
As duas notas apresentam a ideia de exigir o cartão de vacina, mas o que as difere seria o meio de transporte, sendo uma delas pelo meio aéreo e outra pelo terrestre.
“A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, justifica a Anvisa nos dois textos.
Se o Ministério da Saúde decidir acolher a recomendação, o visitante que vier ao Brasil deverá estar vacinado com as duas doses da vacina contra covid-19. Ademais, no caso de transporte aéreo será necessário apresentar um teste negativo para a doença.
No caso de transporte terrestres, profissionais do transporte de cargas ficariam dispensados da exigência. Também poderiam ser dispensados os que vêm de países “em que cobertura vacinal tenha atingido a imunidade coletiva ou que esteja em níveis de cobertura vacinal e contexto epidemiológico considerados seguros.”
Foto: Ernesto Reghran/Pulsar/Divulgação

