“Vou aproveitar para comprar uma ‘Alexa’ [assistente virtual] na Amazon para minha mãe, antecipando o presente de Natal dela. É a primeira vez que vou comprar nesta ação e por isso já adotei minha estratégia de sempre ir acompanhando o preço antes, para no dia da Black não acontecer de aumentarem e eu comprar de besta achando que estava na promoção”, disse.
Assim como Marianna, a analista de marketing Heidiane Diogo também vai realizar uma compra e já está adotando a prática de pesquisar os itens com antecedência. Para Heidiane, a Black Friday traz vantagens. “Eu acho uma boa oportunidade de encontrar preços competitivos. Já comprei uma vez e vou comprar de novo. Dessa vez, uma lava louças. Já fiz a pesquisa para ver se o preço vai baixar mesmo”, contou em entrevista ao Portal A A TARDE.
“Nunca caí diretamente nessa, porque eu sou uma pessoa que pesquiso muito. Então assim, eu nunca compro por emoção, para poder comprar alguma coisa, eu levo um tempo pesquisando, exceto, óbvio, quando é coisa de urgência. Por exemplo, eu quero comprar um fogão, então eu levo um tempo pesquisando e vou obtendo noção de preço para quando chegar no Black Friday, eu sei se aquela se aquilo está na promoção ou não. Durante um tempo eu comecei a perceber algumas coisas que quando chegava no Black Friday, as lojas diziam que estava na promoção, mas na verdade eram coisas que só aumentaram o preço um pouco antes e depois abaixam. Na verdade não estava (em promoção), é o valor real mesmo”, explica.
Por conta das experiências negativas que a terapeuta teve com as pesquisas que fez em edições anteriores, ela nunca comprou na Black Friday. “A fraude é uma constatação que fiz com as pesquisas. Essa ação é algo que se a pessoa começar a pesquisar, 4, 5, 6 meses antes… ela vai perceber quando chegar na Black Friday, aquilo ali não é uma promoção de verdade, só estão mascarando números. É um jogo de números”.
Além disso, é essencial pesquisar em relação a produtos equivalentes. Ou seja, estar aberto a diversas possibilidades e fornecedores, não apenas uma marca específica. Evitar apego ou fidelidade a marca será possível ter descontos ainda mais significativos.
Uma outra dica é ver se tem um determinado amigo que precise comprar também o mesmo equipamento, porque assim talvez tenha um desconto para quem compra uma determinada quantidade. Tudo isso é importante para que a pessoa usufrua, literalmente, desse tipo de promoção
Algumas das principais ferramentas de busca disponíveis na internet são: BondFaro, Buscapé, Google Shopping, JáCotei e Zoom.
Até no Instagram, que conta com uma loja, é preciso tem muito cuidado e pesquisar nos comentários se há indicações de possíveis golpes.
Pesquise também o nome da loja, fabricante ou fornecedor e procure no ‘Reclame Aqui’ ou em outros órgãos de proteção para saber se o tipo de promoção ou venda daquele produto está de acordo com o que já vem sendo praticado.
Quando for comprar, principalmente eletrônico, vale ler os comentários, as numerações de 1 a 5, do que as pessoas acham, se tiveram problemas. Assim você vai fazendo as suas ponderações.
Nunca gastar mais do que a renda. Ou aquela ocasião permite. Promoções são sempre bem-vindas, mas tem que juntar a vontade de gastar com o que tem literalmente na conta, no bolso, não fazer dívida, porque final do ano já está chegando, então é hora de presentear as pessoas, de se presentear, o que as pessoas deixem para esse período. Não pode fazer qualquer extravagância porque o dinheiro não aceita desaforo, salienta o economista.
Fonte: A Tarde
Foto: Paulo Pinto | Agência Brasil