quarta-feira | 17.04 | 8:02 PM

Confira os protocolos sanitários para a retomada de cruzeiros marítimos no Brasil

0Comentário(s)

Foto: Costa Cruzeiros/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), definiu nesta sexta-feira (29), os protocolos sanitários para a retomada de cruzeiro marítimos no Brasil. Para o embarque, desembarque e transporte de viajantes será feita a exigência da vacinação completa e teste de PCR negativo. A retomada dessa atividade no Brasil acontecerá a partir da próxima segunda-feira (01).

“A certificação vacinal é importante para atividades de cruzeiros. […] Nesse caso, a Anvisa é favorável e adota como ponto de partida o certificado vacinal como elemento fundamental do protocolo”, disse o gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa, Nélio Cézar de Aquino.

Além disso, a Anvisa exigirá das embarcações testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação. Nos terminais de passageiros e a bordo, viajantes e tripulantes devem usar máscara e respeitar o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro. A ocupação do navio não deve exceder a 75% de sua capacidade máxima.

Em caso de teste positivo dentro da embarcação, a Anvisa prevê o isolamento de passageiros ou tripulantes em cabines específicas dentro do próprio cruzeiro, mas também permite a possibilidade de desembarque dos viajantes contaminados para que o isolamento e quarentena destes seja feito em terra.

A Anvisa também destacou que tanto a atividades nas embarcações, como nos terminais de passageiros, poderão ser suspensas a qualquer momento, caso a Anvisa identifique riscos à saúde pública ou em virtude de descumprimento das normas, que também poderão ser revistas conforme a necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *