A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), prossegue com a programação de cursos da série Excelência em Saúde. O objetivo é promover a qualificação profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho.
Como parte do Programa Treinar para Empregar, foram iniciados, nesta segunda-feira (30), os cursos “O uso das Tecnologias no Teleatendimento em Saúde”, na modalidade presencial, e “Humanização na Assistência aos Serviços de Saúde”, por meio remoto ao vivo.
A abertura do curso “O uso das Tecnologias no Teleatendimento em Saúde” ocorreu pela manhã, na unidade do Senac da Casa do Comércio, no Caminho das Árvores. A turma integra 16 alunos, que terão aulas presenciais até 13 de setembro, cumprindo uma carga horária de 12 horas.
O conteúdo programático aborda o Teleatendimento (conceito, tipos, características e áreas de atividade); Serviços de recepção em saúde: Agendamento online e presencial; Segurança da informação no teleatendimento; e Atendimento ao cliente em serviços hospitalares: rotinas operacionais.
Com carga horária de 20 horas, o curso de “Humanização na Assistência aos Serviços de Saúde” segue até 10 de setembro, envolvendo 32 alunos, em turmas distintas, nos turnos da manhã e da tarde. Serão tratados os seguintes temas: A política de humanização; Humanização enquanto estratégia; Acolhimento, comunicação e atendimento; e Corresponsabilidade na produção de saúde.
Tendência – O programa foi iniciado no final de julho, com a realização de seis cursos de curta duração, com o compromisso de beneficiar, até o final do ano, cerca de mil trabalhadores. A iniciativa acompanha a tendência de Salvador em se tornar um polo de serviços de saúde, no Norte e Nordeste.
“Enxergamos Salvador como um centro de excelência em saúde, pois o setor vem crescendo muito, com a chegada de novos grupos. Muitas oportunidades surgirão e temos a responsabilidade de ajudar a inserção dos trabalhadores nesse mercado, disponibilizando cursos profissionalizantes”, pontua a diretora do Trabalho e Empreendedorismo do município, Maria Eduarda Lomanto.
A iniciativa tem a parceria do Serviço Nacional do Comércio (Senac), com a finalidade de oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, por meio da adoção de metodologia participativa. A meta é preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.
Nesta etapa, incluindo o final de julho e o mês de agosto, foram capacitados 336 trabalhadores, nos cursos de Técnicas de atendimento em farmácia, Serviços e práticas de copeiro hospitalar, Técnicas e serviços em higienização hospitalar; Controle de estoque e movimentação de mercadorias e técnicas básicas para porteiro.
As informações da abertura de novas turmas da Excelência e Saúde podem ser obtidas no Instagram pelo @semdecsimmsalvador e as inscrições devem ser feitas no site agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br .
Fonte: Site Prefeitura de Salvador
Foto: Fundação Instituto de Administração