domingo | 06.10 | 10:50 PM

Mais de 370 mil cidadãos baianos já solicitaram o RG Expresso

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Foto: Ascom Divulgação/Saeb

Menos de dois anos após o lançamento do RG Expresso, mais de 370 mil cidadãos baianos já solicitaram o serviço pela plataforma SAC Digital. A iniciativa permite obter uma carteira de identidade nova, solicitando pela internet, sem precisar sair de casa. O documento fica pronto no prazo de cinco dias úteis, na capital, e sete dias úteis no interior (exceto Barreiras e Teixeira de Freitas, onde o prazo é de dez dias úteis). Não é necessário fazer fotos ou colher a impressão digital, pois o serviço faz a reimpressão da última carteira de identidade. O cidadão só precisa ir ao Posto SAC para retirar o documento pronto. É fácil, rápido e prático. Para esta modalidade, no entanto, é necessário que a última carteira de identidade do solicitante tenha sido emitida no prazo máximo de seis anos. As regras estão disponíveis no site www.sacdigital.ba.gov.br

A solicitação do RG Expresso é realizada de forma online. O cidadão pode fazer o pedido do documento pelo site ou por intermédio do aplicativo de celular do SAC Digital. Na sequência, o solicitante deve agendar dia e horário para buscar o documento no Posto SAC que escolheu na emissão do documento, além de pagar a taxa de R$ 39,39 (Documento de Arrecadação Estadual – DAE). O DAE pode ser pago usando um aplicativo de banco no celular ou na rede bancária convencional.

A solicitação e retirada do RG Expresso pode ser agendada para qualquer Posto SAC de Salvador e da região metropolitana, exceto Pau da Lima. No interior do estado, 14 unidades estão aptas: Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira II, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Conquista II. Para fazer a retirada do documento é exigido a cópia do DAE e o comprovante bancário de pagamento.

O RG Expresso foi lançado em outubro de 2019, pelo SAC Digital, plataforma gerida pela Superintendência de Gestão e Inovação, em parceria com a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), ambas unidades vinculadas à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Desde então, o serviço de reimpressão da carteira de identidade já obteve 370,6 mil solicitações de cidadãos.

Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Fonte: Ascom/Saeb

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