A Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos de Salvador, da Câmara Municipal, esteve reunida nesta quarta-feira (17) para debater sobre a retomada do Carnaval na cidade. Entretanto, o colegiado já tem um próximo encontro marcado para tentar definir a situação. Essa nova audiência acontece no dia 23 de novembro.
Anteriormente duas audiências públicas já haviam sido realizadas para discutir sobre a retomada da festa popular e das medidas sanitárias necessárias para a sua realização. Serão convidados para a audiência a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim; o secretário municipal de Saúde, Leo Prates; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Everaldo Braga; um representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e especialistas de saúde que possam contribuir com a discussão.
A Comissão ainda solicita das secretarias municipal e estadual de Saúde o histórico dos indicadores elencados pelo Conselho Estadual de Saúde.
“Pedimos acesso a indicadores como percentual de testes positivos RT-PCR, números proporcionais de novos casos de Covid-19, dentre outros que foram recomendados pelo Conselho Estadual de Saúde para serem monitorados na definição da realização do Carnaval em 2022. Poderemos, assim, acompanhar os indicadores e até mesmo divulgá-los para a sociedade”, afirmou o vereador Claudio Tinoco, presidente do colegiado.
Caso o Carnaval não seja realizado, haverá um protocolo específico para a realização de eventos fechados. “Deve haver, independente da decisão, a discussão de um possível protocolo nesse sentido”, informou Tinoco.
Foto: Câmara de Salvador/Divulgação

