O Museu do Saneamento da Embasa (MuSa) está participando da 19ª edição da Primavera dos Museus. A promoção é pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com atividades educativas e culturais até sexta-feira (26). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a programação inclui oficinas, palestras, visitas mediadas e dinâmicas com foco em educação ambiental e justiça social.
A abertura do evento ocorreu na terça-feira (23) com uma palestra para estudantes do Colégio Estadual Clarissa Santiago dos Santos, localizado em uma área quilombola da bacia do Saboeiro-Cabula. O tema abordado foi “Mudanças climáticas e racismo ambiental e institucional”. De acordo com Josineide da Costa, supervisora do MuSa, a escolha da escola foi estratégica por seu forte engajamento em projetos de sustentabilidade e pela relevância ambiental da região.
As ações seguem durante a semana com a participação de jovens aprendizes, estudantes de escolas públicas e agentes comunitários de saúde. O encerramento será com o sarau “Canto das Águas”, na sexta-feira (26), com apresentação do Coral Água Viva, composto por colaboradores da Embasa. A empresa também oferece apoio logístico, como transporte e kits lanche para os participantes, reforçando o compromisso com a educação ambiental e a inclusão social.
Foto: divulgação