quinta-feira | 13.11 | 4:14 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

4ª Baba do Novembro Azul de shopping conscientiza sobre câncer de próstata

Caso real de colaborador que venceu o câncer reforça mensagem da ação esportiva do baba: o cuidado salva vidas

baba
0Comentário(s)

Baba que conscientiza. Em 2018, o técnico de refrigeração Amilton Santana, hoje com 55 anos, realizava os exames periódicos pós-férias quando foi surpreendido com a recomendação médica de investigar alterações nas taxas sanguíneas. Os novos exames foram agendados pela empresa onde o profissional trabalha há 17 anos, o Shopping da Bahia (SDB). Por não apresentar sintomas, o diagnóstico foi uma surpresa: câncer na próstata, agressivo e em estágio inicial.

A recomendação foi de cirurgia imediata, seguida de sessões de radioterapia. O tratamento foi um sucesso e, hoje, Amilton está curado e continua com seus exames em dia. “Se eu não fizesse meus exames, nunca iria saber dessa situação. A gente precisa fazer nossos exames todos os anos e deixar o machismo de lado. Tem homem que ainda pensa: ‘não vou lá’, ‘não vou fazer’, ‘não quero passar pelo médico’. Mas isso, para mim, é algo normal e o mais importante é a gente estar vivo, para o bem da nossa família. Isso é o que realmente importa”, conta ele.

Publicidade

Atualmente, histórias como a de Amilton inspiram e dão sentido à realização do Baba do Novembro Azul, ação promovida pelo Shopping da Bahia, inspirada na campanha de conscientização sobre a saúde do homem, em especial, na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Chegando em sua quarta edição, a iniciativa aconteceu nessa quinta-feira (6), às 18h, na Arena Real Madrid, dentro do centro de compras.

Cuidado que vai além do campo

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apontam que o Brasil registrou mais de 17 mil mortes por câncer de próstata em 2024, o equivalente a 48 óbitos por dia. Ademais, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta cerca de 71,7 mil novos casos da doença até o final de 2025, mantendo o câncer de próstata como o tipo mais comum entre os homens, ficando à frente dos cânceres de pulmão e intestino.

Criado em 2022, o Baba do Novembro Azul vai muito além da bola rolando e se tornou um símbolo do compromisso do shopping com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Dessa maneira, estimulando a detecção precoce do câncer de próstata e o acompanhamento médico regular.

“O nosso trabalho começa antes do evento. O Serviço Médico Ocupacional (SMO) faz uma busca ativa dos colaboradores a partir dos 45 anos, agenda consultas com o urologista pelo plano de saúde corporativo e acompanha a realização dos exames de PSA e ultrassom de próstata. O Baba é o momento de celebrar esse cuidado coletivo”, explica Thiago Cavalcante, membro da equipe de enfermagem do SDB.

Adesão dos colegas

Desde a primeira edição, a iniciativa tem sido marcada pela grande adesão dos colaboradores. Em 2022, mais de 80 participantes estiveram em campo, e nas edições seguintes o evento manteve uma média de 60 jogadores. E com a participação de profissionais de diversos setores do shopping. Portanto, em um importante momento de integração e conscientização.

Assim, a ação reforça o compromisso do Shopping da Bahia com a saúde integral dos seus colaboradores. “Temos exemplos de colaboradores, como Amilton, que descobriram o câncer precocemente e hoje estão curados. Isso mostra que informação, prevenção e acompanhamento fazem toda a diferença”, destaca Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia.

Foto: divulgação

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *