sexta-feira | 26.06 | 11:20 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Musicoterapia humaniza atendimento na UPA de Valéria

1Comentário(s)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Valéria, que fica localizado em Salvador, realizou uma ação de musicoterapia que é totalmente voltada ao acolhimento dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Essa iniciativa teve o intuito de tornar o ambiente hospitalar mais humanizado através da música, trazendo assim mais momentos de conforto emocional durante os atendimentos.

Essa ação aconteceu dentro das áreas assistenciais da unidade e trouxe apresentações musicais como uma ferramenta complementar no cuidado à saúde. De acordo com as informações da equipe da UPA, essa proposta contribui muito na redução da ansiedade, estresse e tensão, que são sentimentos bastante comuns em ambientes de urgência e emergência.

Publicidade

De acordo com a psicóloga Maria Inês Cruzado, essas ações acabam ajudando no fortalecimento do cuidado integral dentro da unidade. Ela destacou que os efeitos positivos são percebidos pelos pacientes, acompanhantes e trabalhadores da saúde, que diariamente sofrem com situações de pressão emocional.

Essa ação teve a participação do músico Matheus Silva, que desenvolve trabalhos voluntários nas unidades de saúde desde o período da pandemia de Covid- 19. Segundo ele, a música funciona como uma forma de acolhimento e acaba aproximando mais as pessoas que estão enfrentando momentos delicados.

 

 

FONTE: ASCOM/ SMS

Foto: Reprodução: ASCOM/ SMS

Publicidade

Uma resposta

  1. Tive a honra de levar a música para dentro da UPA de Valéria. Um lugar onde o amor, a fé e a esperança se tornam ainda mais necessários. Em cada nota do sax, pude sentir olhares emocionados, sorrisos sinceros e corações sendo abraçados pela música e é sobre isso!

    Fico feliz e regozijado por contribuir de forma positiva e esperançosa dentro das unidades, GRATIDÃO❤️‍🩹

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *