O Governo do Brasil vai realizar uma mobilização nacional com o intuito de ampliar o acesso a cirurgias e exames pelo SUS, com previsão de mais de 16 mil procedimentos em 20 estados nesta semana. Essa ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas e reúne hospitais públicos, privados e filantrópicos.
Essa iniciativa vai acontecer em duas frentes, sendo a reativação de salas cirúrgicas em unidades públicas com capacidade ociosa e a oferta de atendimentos em instituições privadas e filantrópicas por meio de um modelo de compensação financeira.
Nos hospitais privados, os atendimentos serão destinados a pacientes que estão na fila do SUS nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, para procedimentos voltados às áreas como ortopedia, cardiologia e oftalmologia.
Já na rede pública, o Ministério da Saúde vai abrir novamente o funcionamento de salas cirúrgicas paradas com envio de equipes, insumos e equipamentos. Os atendimentos vão acontecer nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Sul, com cirurgias e exames em diferentes especialidades.
Essa estratégia tem o intuito de reduzir filas e acelerar o acesso à atenção especializada em todo o Brasil.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Foto: Grax Medina /MS

