quinta-feira | 03.07 | 1:22 AM

“Reconhecimento justo”: Bruno Reis comenta 2 de Julho como data nacional

Presidente Lula encaminha projeto para tornar a data o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil

0Comentário(s)
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que propõe tornar o dia 2 de Julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A data, que já é feriado estadual na Bahia, marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do país, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1822.

A proposta foi recebida com entusiasmo por autoridades e pela população baiana. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), considerou a iniciativa um reconhecimento histórico justo.

Publicidade

“Tem todo o nosso apoio. O reconhecimento é justo. Afinal de contas, a Independência do Brasil aconteceu aqui na Bahia, com a expulsão definitiva dos portugueses pelos baianos, que deram o grito final de liberdade. Esse ato permitiu que hoje vivêssemos em um Estado democrático, e que o país alcançasse todas as conquistas que o nosso povo obteve ao longo dos anos”, afirmou o gestor.

A oficialização da data no calendário nacional ainda depende de aprovação no Congresso. Caso o projeto seja sancionado, o 2 de Julho será reconhecido em todo o Brasil como símbolo da luta popular pela independência e soberania nacional.

Publicidade