sexta-feira | 26.04 | 8:46 AM

Empresária oferece soluções sustentáveis para geração de menos resíduos

Estima-se que cada ser humano gere cerca de 1,1 kg de resíduos por dia. Cerca de 50% desse total é formado por material orgânico e até 40% são materiais recicláveis secos.

0Comentário(s)

 Os rejeitos somam até 10%. E é sobre o destino desse material orgânico que a empresária Joana Kalid oferece uma solução que contribui para a geração de menos resíduos domésticos. 

Desde 2016, ela está à frente da Compostar, que comercializa soluções ambientais para residências e empreendimentos comerciais, com a venda e instalação de kits de compostagem. Além disso, ela presta consultoria para implantação de pátios de compostagem e gestão dos resíduos recicláveis secos. A Compostar também realiza oficinas e palestras para instituições que desejam conhecer mais sobre o processo. 

Joana explica que as composteiras, compartimentos onde o material orgânico é depositado, são desenvolvidas de acordo com a demanda dos clientes, observando a proporção entre a quantidade de pessoas que vivem na residência a quantidade de resíduos gerada. 

Segundo a empresária, o aproveitamento de resíduo orgânico para a realização da compostagem doméstica, aliado à destinação correta de materiais recicláveis, pode reduzir a geração de lixo descartado diariamente em até 90%. “São aqueles 10% que não podem ser transformados, nem reciclados”, pontua Joana. 

Ela afirma ainda que a realização da compostagem traz inúmeros outros benefícios. Além do impacto ambiental, contribuindo para a redução do efeito estufa e ajudando a manter o equilíbrio, há benefícios do ponto de vista da saúde pessoal. “Ao praticar a compostagem, você observa melhor a sua alimentação, que tipo de alimentos você está consumindo, por exemplo”.

O processo de compostagem gera ainda biofertilizante orgânico, cheio de nutrientes, não tóxico e produzido através da transformação dos resíduos orgânicos em vida, o que a Compostar chama de ‘chorume do bem’. “Toda matéria orgânica é compostável. E com pequenas ações, como a separação de recicláveis e a compostagem doméstica, ajudam a minimizar os impactos ambientais, trazendo benefícios individuais e coletivos”, conclui Joana.

A Compostar apresenta inúmeras dicas e informações sobre o processo de compostagem em seu perfil nas redes sociais: @compostar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *